Olá! Como podemos ajudá-lo?

Veículo mal estacionado é responsável por colisão

Veículo mal estacionado é responsável por colisão

veiculo-mal-estacionado-e-responsavel-por-colisao

Basta uma simples volta pela cidade para notar que é comum encontramos inúmeros veículos mal estacionados. Mas, essa situação não é privilégio de grandes cidades e capitais, como aqui em Fortaleza, CE. Na verdade, até mesmo em pequenas localidades é possível notar o descaso dos motoristas ao estacionarem seus carros. Assim, a questão é que agora a justiça vem entendendo que veículo mal estacionado é responsável por colisão.

Em primeiro lugar, esse fato foi objeto de recente julgamento pelo Tribunal de Justiçado Estado de Santa Catarina (TJSC). Em resumo, o tribunal julgou um caso em que um veículo estacionado irregularmente, com a traseira sobre a pista de rolamento, acabou provocando prejuízos materiais em outro veículo que colidiu em sua traseira.

Conforme decidiu o Desembargador substituto Saul Steil, relator do processo, “a causa determinante do sinistro foi, sim, a manobra absolutamente incorreta do requerido que prepondera sobre eventual desatenção do autor“.  Assim, o relator entendeu que a forma como o veículo estava estacionado obrigava os demais veículos a fazer um desvio ao trafegar pela via. Desta forma, o motorista que estacionou seu carro de forma errada deve ser responsabilizado.

Veículo estacionado de forma incorreta

Além disso, o Tribunal entendeu também que não seria o caso de dividir a responsabilidade entre os motoristas. Afinal, não é possível admitir a culpa concorrente.

Conforme explica Edmar Alves, Advogado em Fortaleza, CE, é fato muito comum acidentes de trânsito envolvendo carros mal estacionados. Na verdade, muitas vezes o motorista que estava no carro em movimento acaba arcando com as despesas. Mas, é necessário verificar se o outro veículo estava regulamente estacionado.

Assim, espera-se agora que os demais tribunais do país também sigam esse entendimento. Só para exemplificar, esse entendimento seria muito importante aqui no no Ceará. Pois, o desrespeito às leis de trânsito tem se tornado cada vez mais visível.

Carro mal estacionado

Assim, a justiça tem mantido o entendimento de que veículo mal estacionado é responsável por colisão. Para mais detalhes, leia a íntegra da decisão proferida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC), clicando aqui Decisão.

Precisando de um advogado em Fortaleza, CE? Clique aqui Advogado em Fortaleza

Comentários