Você e suas canetas – Vida de Concurseiro
- 08/07/2014
- Por: Edmar Alves
Você e suas canetas – Vida de Concurseiro
Algo comum na vida de um concurseiro é a prática de certo ritual de preparação no dia anterior à prova.
A maioria, senão todos, verifica os documentos, o endereço do local da prova, prepara o despertador, alguns doces, chocolates, água etc. Ops! Quase ia me esquecendo: as canetas. Isso mesmo! As canetas, no plural.
Nenhum concurseiro que se preze tem coragem de se dirigir ao local da prova com apenas uma caneta. Já parou para pensar no motivo desse costume universal?
Talvez esteja raciocinando nesse momento: e se a bic falhar? Isso mesmo, todos pensam como você.
Mas já parou para pensar quantas vezes uma bic falhou com você na hora de uma prova? Poucos de nós conseguem se lembrar de uma situação tão inusitada assim.
As probabilidades são mínimas, mas isso não muda o fato de que o ritual é válido, ele existe e eu, de forma alguma teria eu coragem de me contrapor a essa sabedoria empírica milenar.
Mas existe um fato irrefutável nisso tudo: por levar mais de uma caneta para a prova visando se proteger de uma situação remotíssima, você acaba por dobrar, triplicar (e esse número aumenta na proporção de canetas que você leva consigo) o peso, o valor e a necessidade de administração desse material tão simples.
Nesse ponto você talvez já esteja desistindo de ler esse artigo; mas eu lhe digo, é a partir daqui que as coisas ficam interessantes.
O problema não é levar duas, três, quatro canetas para o concurso, o que, como dito acima, é sinal de sabedoria. O problema é quando essa atitude de duplicar, triplicar eu até mesmo quadruplicar aquilo que você necessita administrar se reflete em outras áreas de sua vida de concurseiro.
Isso mesmo: nós, que nos envolvemos diariamente com estudos, que precisamos de tempo, saúde, disposição e uma boa dose de compreensão alheia, muitas vezes acabamos dificultando nossa própria vida.
A falta de planejamento, de objetivos definidos, de disciplina, até mesmo de certa dose de descontração, acaba sendo um peso extra que carregamos diariamente.
Você talvez conviva com manias que lhe tiram tempo, com hábitos que lhe tiram a saúde, com medos que lhe privam do devido descanso.
Tudo isso pode ser comparado com as canetas extras que leva no dia da prova.
Algumas manias, exageros e até mesmo momentos de descontração são necessários, são sinal de sabedoria, assim como aquela caneta extra do dia da prova. Mas quando isso se torna um peso demasiado, deve ser eliminado.
Logicamente, isso exige coragem, como levar apenas uma caneta extra para quem tem costume de levar várias. Mas, quando você perceber o bem que isso lhe faz, o tempo que lhe economiza e a alegria que lhe traz, notará também que uma nova fase de seus estudos está se iniciando.
Todos nós que estudamos para concursos sabemos disso. Nossas vidas são feitas de fases progressivas, em que o estudo vai se sedimentando e nos impulsionando na evolução daquilo que pretendemos.
Sua atual fase está demorando a passar? Talvez seja hora de deixar algumas manias, alguns exageros, alguns medos para trás. Esses fatores podem estar sendo ancoras que lhe impedem de progredir.
Quando for preparar seu material, olhe bem para suas canetas, escolha as que realmente precisa para seguir em frente e deixe o excesso para trás.
Gostou? Compartilhe com seus amigos. E não se esqueça de deixar seu comentário abaixo.
Curta Canal Legal no facebook: https://www.facebook.com/pages/Canal-Legal/1422724507999039?fref=ts
Siga Canal Legal no twitter: @canal_legal