Tire suas dúvidas sobre Declaração do Imposto de Renda 2011
- 21/04/2011
- Por: Edmar Alves
Tire suas dúvidas sobre Declaração do Imposto de Renda 2011
Seguem algumas dúvidas sobre a Declaração de Imposto de Renda 2011, veja as respostas:
1) Estou estudando inglês na Irlanda, paguei meu curso e meu seguro ainda quando estava no Brasil. É possível declarar no meu Imposto de Renda?
Resposta: Não são dedutíveis os gastos com curso de línguas ou seguros.
2) Em 2010, ganhei uma ação trabalhista que já veio com desconto de IR. Agora preciso declarar novamente este valor?
Resposta: Sim, se o rendimento foi recebido acumuladamente, informe na ficha Rendimento Recebido Acumuladamente. Indique o número de meses a que se refere o rendimento e alterne entre a tributação exclusiva ou antecipação. Após, analise o que é mais vantajoso.
3) Comprei um carro financiado em 2010, ainda faltam três anos para terminar de pagar. Como coloco isso na declaração do Imposto de Renda, com o valor total do veículo financiado ou o valor das parcelas que estou pagando?
Resposta: Informe em “Bens e Direitos” o veículo adquirido. Na campo “Situação em 31/12/ 2010” informe somente os valores pagos até essa data. A cada ano aumente o valor conforme forem feitos os pagamentos. Não preencha a ficha “Dívida e Ônus”.
4) Minha noiva comprou um apartamento no ano passado. Como ela não tinha renda, quem efetuava o pagamento era eu. Os pagamentos são feitos à construtora. Devemos declarar essa compra no IR, mesmo ela sendo isenta?
Resposta: Trata-se de doação em espécie. Sua noiva informa em “Bens e Direitos” o imóvel e os valores pagos até 31/12/2010. Informa também o valor em “Rendimentos Isentos” – transferência patrimonial. O noivo informa a doação em “Pagamentos e Doações Efetuadas”.
5) Reformei minha casa em 2010. Posso aumentar o valor dela no IR? Como? Se preciso comprovar com documentos, quais?
Resposta: Sim, informe no próprio código do imóvel na ficha “Bens e Direito” e no campo “Discriminação” sobre a reforma. A soma dos gastos da reforma com o valor informado no campo “Situação em 31/12/2009” coloque no campo “Situação em 31/12/2010”. Só podem ser incluídos os gastos documentados por notas fiscais de compras ou recibos dos gastos efetuados.
Tire suas dúvidas sobre Declaração do Imposto de Renda 2011
Respostas forncenidas pelo consultor Antônio Teixeira Bacalhau, da Declare Certo IOB, ao site G1