Olá! Como podemos ajudá-lo?

Plano de Saúde deve custear angioplastia

Plano de Saúde deve custear angioplastia

Edmar Alves, Advogado em Fortaleza especialista na área da saúde comenta decisão que entendeu que Plano de Saúde deve custear angioplastia com stent.

Em decisão unânime, a 5.ª Turma do TRF da 1.ª Região (TRF1) considerou que uma operadora de Plano de Saúde é responsável pela autorização e custeio de procedimento cirúrgico de seus beneficiários. O entendimento resulta da análise de recurso apresentado pela operadora contra sentença de primeira instância, que a condenou a custear as despesas de uma angioplastia com implante de stent farmacológico.


Plano de Saúde deve custear angioplastia


A operadora do Plano de Saúde alegou que não poderia ser responsabilizada pelo custeio do tratamento porque nunca teve autorização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para operar o plano de saúde, motivo pelo qual todas as autorizações sempre partiram da Unimed. Segundo a apelante, o seu único papel é agir como intermediadora dos serviços prestados pela Unimed.

Plano de Saúde deve custear angioplastia

Plano de Saúde deve custear angioplastia

No entanto, o relator do processo na 5.ª Turma concordou com o entendimento do juízo de primeiro grau, que considerou que o contrato de prestação de serviços entre o beneficiário do plano e a cooperativa estipula que as autorizações dos procedimentos solicitados pelos médicos cooperados da prestadora serão efetuadas pela operadora, ou seja, a Caixa de Assistência. A Turma acompanhou o entendimento do magistrado de que “a sentença está em sintonia com o entendimento jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no sentido de que, ainda que se admita a possibilidade de o contrato de plano de saúde conter cláusulas que limitem direitos do consumidor, mostra-se abusiva a cláusula restritiva de direito que prevê o não custeio de prótese, imprescindível para o êxito do procedimento cirúrgico coberto pelo plano, sendo indiferente, para tanto, se referido material é ou não importado”.

Assim, ficou determinado que o Plano de Saúde deve custear angioplastia com stent. Caso ainda tenha dúvida com relação a esse assunto, entre em contato conosco e fale com um Advogado em Fortaleza especialista na área da saúde.

Saiba mais:

Comentários