Olá! Como podemos ajudá-lo?

Proibição de alimentos no cinema

Proibição de alimentos no cinema

Conforme recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) a proibição de alimentos no cinema é prática abusiva.

Certamente, nada melhor do que curtir um cineminha, junto com amigos ou família. Todavia, se aproveitando dessa paixão nacional, muitos cinemas, visando aumentar seu faturamento, acabam praticando o que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) chama de venda casada.

A venda casada é proibida pelo ordenamento jurídico brasileiro e se resume na imposição ao consumidor de se adquirir um bem ou serviço juntamente com outro bem ou serviço.

Proibição de Alimentos no Cinema

Proibição de Alimentos no Cinema

Quando o cinema exige que qualquer alimento consumido dentro da sala de exibição seja adquirido apenas em seus balcões, está praticando a venda casada. Isso é proibido pela lei (art. 6º, II, do Código de Defesa do Consumidor), pois limita a liberdade do consumidor.

O que falam os que defendem a proibição de alimentos no cinema

Em sua defesa, os cinemas alegam que não obrigam o consumidor a comprar nenhum produto ou adquirir nenhum serviço. Mas, impedem os consumidores de entrarem na sala de exibição com produtos adquiridos em outro estabelecimento.

Para o relator do processo, o Ministro Villas Bôas Cueva, esse argumento não faz sentido, pois ao impedir a entrada do consumidor do cinema com produtos adquiridos em outro estabelecimento, o cinema está, na verdade, deixando ao consumidor uma única alternativa, limitando sua liberdade, o que configura prática comercial abusiva.

Assim, para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) não há dúvida, a proibição de alimentos no cinema é prática abusiva e fere o direito do consumidor.

O Escritório Edmar Alves Advogados, conta com Equipe de Advogados em Fortaleza especialistas em Direito do Consumidor.

Entre em contato conosco e agende já sua consulta:

  • Telefone Fixo: (85) 3067-2893
  • Telefone Celular: (85) 99226-0154 (TIM)
  • Whatsapp: (85) 99226.0154
  • E-mail: [email protected]
  • Endereço: Rua Desembargador Leite Albuquerque, nº 635, Sala 1003, Edifício Metropolitan Empresarial, Bairro Meireles, Fortaleza, CE, CEP 60150-150

Leia mais sobre Advogados em Fortaleza

 

Comentários