Olá! Como podemos ajudá-lo?

Exclusão do parcelamento e suspensão do crédito

Exclusão do parcelamento e suspensão do crédito

Exclusão do parcelamento e suspensão do crédito

Exclusão do parcelamento e suspensão do crédito

Empresas em Fortaleza procuraram um advogado tributarista quando têm dúvidas acerca da exclusão do parcelamento e suspensão do crédito tributário.

Conforme dispõe o artigo 151 do Código Tributário Nacional (CTN), sobre a possibilidade de suspensão de exigibilidade do crédito tributário:

Artigo 151. Suspendem a exigibilidade do crédito tributário:

I – moratória;

II – o depósito do seu montante integral;

III – as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo;

IV – a concessão de medida liminar em mandado de segurança.

V – a concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação judicial;

VI – o parcelamento.

Parágrafo único. O disposto neste artigo não dispensa o cumprimento das obrigações assessórios dependentes da obrigação principal cujo crédito seja suspenso, ou dela consequentes.

Percebe-se que o parcelamento é uma das hipóteses de suspensão de exigibilidade do crédito tributário, ou seja, enquanto estiver válido o parcelamento, o Fisco não poderá dar andamento à cobrança dos valores eventualmente devidos.

Exclusão do parcelamento e suspensão do crédito

Aliás, o interessante é que o artigo 151, III, Código Tributário Nacional (CTN), menciona que as reclamações ou recursos teriam o condão de suspender tal exigibilidade.

Assim, se uma empresa que tem dívida parcelada, for excluída do parcelamento, a interposição de recurso ou reclamação mantém a suspensão do crédito tributário?

Conforme explica Edmar Alves, Advogado em Fortaleza, a resposta é não. Segundo o advogado tributarista, o STJ entende que a reclamação administrativa interposta contra ato de exclusão do contribuinte do parcelamento não é capaz de suspender a exigibilidade de eventual crédito tributário, sendo inaplicável o disposto no artigo 151, III, Código Tributário Nacional (CTN).

Em resumo, as reclamações ou recursos previstos no Código Tributário Nacional (CTN), são aqueles que discutem o próprio lançamento tributário, ou seja, a exigibilidade de crédito tributário.

Afinal, a reclamação contra exclusão de contribuinte do parcelamento estaria discutindo apenas a exclusão em si e não o lançamento tributário.

Mas, se estiver procurando um advogado tributarista em Fortaleza, clique aqui.

Assim, Leia mais sobre Exclusão do parcelamento e suspensão do crédito:

Comentários