Olá! Como podemos ajudá-lo?

Cirurgia durante as férias

Cirurgia durante as férias

A cirurgia durante as férias é um dos dilemas mais frequentes nas relações de trabalho, principalmente quanto envolve cirurgias eletivas pelas quais deseja passar o empregado. Segundo Edmar Alves, Advogado Trabalhista em Fortaleza, é comum clientes perguntem se devem aguardar para fazer determinada cirurgia durante as férias.

Cirurgia durante as férias

Cirurgia durante as férias

Em primeiro lugar, deve-se ter em mente que as férias não são apenas um direito, mas também um dever do empregado. Isso mesmo! Um dever. Tanto é verdade que a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) determina que durante o período de férias o empregado não pode prestar serviços a outro empregador.

Logicamente, existem exceções, como por exemplo, aqueles empregados que já trabalham em duas empresas.

Decerto, muitos empregados e empregadores não entendem uma coisa muito importante. As férias é um período em que a empresa está pagando ao empregado para descansar a mente e o corpo para um novo período de trabalho.

Por essa ideia já é possível concluir que as férias não é o período mais indicado para se fazer cirurgias eletivas, pois elas devem ser usadas para o descanso e não para a convalescença.

Logicamente, é sabido que muitas empresas, infelizmente, sugerem ao funcionário que ele passe pela cirurgia em seu período de férias, mas isso não é aceitável e pode gerar, inclusive, indenização por danos morais.

Assim, não se deve escolher passar por uma cirurgia durante as férias. Igualmente, os empregadores não devem forçar empregados a passarem por cirurgia durante as férias.




Edmar Alves, Advogado Trabalhista em Fortaleza menciona que nem sempre é fácil conscientizar as empresas a respeito desse assunto, mas o Brasil já se encontra num determinado grau de avanço dos direitos trabalhistas que se faz necessária a pacificação da relação de trabalho, começando, talvez, pelo reconhecimento das empresas de alguns direitos básicos do trabalhador.

Precisando de um Advogado Trabalhista em Fortaleza? Clique aqui, ou entre em contato conosco por meio dos seguintes canais:

  • Telefone Fixo: (85) 3067.2893
  • Telefone Celular: (85) 99226.0154 (TIM)
  • Whatsapp: (85) 99226.0154
  • E-mail: [email protected]
  • Endereço: Rua Desembargador Leite Albuquerque, nº 635, Sala 1003, Edifício Metropolitan Empresarial, Bairro Aldeota, Fortaleza, CE, CEP 60150-150

 

Leia mais sobre Cirurgia durante as férias:

Comentários